CURIÓ:PRIMEIRAS AULAS DE CANTO

Você mesmo pode ensinar o seu curió a cantar. Saiba que existem até discos especiais para esse fim. Veja agora, nesta reportagem, algumas dicas de treinamento que farão de seu curió um cantor perfeito.

Na natureza, o curió canta muitíssimo bem, mas em cativeiro pode acontecer dele ouvir o canto de outros pássaros cuja influência pode distorcer sua maneira natural de cantar. A maior preocupação dos criadores de curiós é preservar as características originais do canto deste passarinho genuinamente brasileiro. Por isso, depois de algumas dicas, você pode, em sua própria casa, contribuir para que seu curió torne-se um rei da voz.

 

 

Em primeiro lugar vamos falar dos filhotes. De 8 a 13 dias, após o nascimento, os curiozinhos saem do ninho. Se estiver fazendo muito calor, eles poderão sair até antes de 12 dias. Isto acontece porque eles se desenvolvem melhor em condições de clima mais quente.

O CURIÓ JÁ NASCE CANTANDO

Após saírem do ninho, você já poderá ouvir os primeiros piados dos filhotinhos. Esses primeiros sinais de canto são chamados de "currichio" pelos criadores. Assim como com outros pássaros, o dom de cantar na família dos curiós é concedido somente aos machos. Entretanto, algumas fêmeas, quando ainda são filhotes, podem arriscar algumas notas chegando até a confundir o criador. Mas em 90% dos casos, se o seu filhote começar a cantar, ele será macho, mesmo porque em questão de tempo, as fêmeas cantoras voltarão a possuir um repertório de pequenos piados. Na natureza e também em cativeiro os filhotes machos aprendem a cantar com o pai. Você deve, por isso, deixar seu curiozinho ao lado do pai, para as primeiras aulas de canto. Lembre-se, contudo, de que os filhotes devem ser separados dos pais quando estiverem com 40 dias. Na oportunidade, coloque-os em gaiolas próximas da gaiola ou viveiro onde esteja o pai, para que aprendam a cantar. Se você possuir dois filhotes, ponha-os em gaiolas diferentes, perto da gaiola ou viveiro do pai, mas não deixe que um filhote veja o outro. Se isso acontecer, eles poderão querer brigar, distraindo assim a atenção das aulas ministradas pelo papai curió. Tome muito cuidado para que os filhotes ouçam somente o canto do pai. O curió é um excelente imitador e ouvindo o canto de outros pássaros, fatalmente acabará cantando como eles. Com 6 meses os filhotes já terão assimilado muito bem as lições do papai curió, e já estarão cantando tão bem quanto eles. Se o pai tem o canto perfeito, seus filhos também cantarão muito bem. Se você não quiser que seu curió mude de canto, não o distancie do pai. Mas, se você quiser melhorar as qualidades de sua música, pode colocá-los próximos à outro macho que cante melhor. A alimentação e cuidados especiais, não variam nesse período de aprendizagem dos filhotes.
Os criadores aconselham que os filhotes ouçam o canto do pai, somente se este canto for perfeito. Se você tiver dúvidas sobre a perfeição do canto de seu curió, consulte uma Associação de Criadores de Curió espalhadas pelo Brasil. Se você constatar que o pai de seus curiozinhos é um mau cantor, separe-os dele e arrume outro macho, ou recorra aos discos de treinamento de canto.

Compre discos interpretados por curiós famosos

Você pode encontrar no Brasil, discos contendo gravações de canto de curió, especiais para o treinamento de filhotes e aperfeiçoamento do canto de curiós adultos. Um desses discos já foi até tocado na rádio BBC de Londres, como exemplo do belíssimo canto desse pássaro brasileiro. Você pode conseguir informações de como obter esses discos consultando as Associações de Criadores. Nesses discos você encontra gravações de curiós campeões, emitindo o canto "Praia Grande", tipo de canto mais difundido e apreciado pelos criadores de todo o Brasil. As gravações mais aconselháveis pelos criadores são os que tem como cantores os curiós Xodó, Ana Dias, Patrício, Tiradentes e Prelúdio, todos grandes campeões. Para submeter seu curió às primeiras aulas você deve proceder da seguinte forma: coloque-o em uma gaiola isolada de qualquer ruído ou canto de pássaros. Instale o alto-falante próximo da gaiola, num volume normal, nem alto nem baixo demais, e deixe o disco tocando se possível o dia inteiro. Seu curió poderá receber essas aulas do disco durante a vida inteira. Se você possuir mais de um passarinho, faça extensões de alto-falantes e coloque um próximo de cada gaiola.

O SEU CURIÓ PODE CANTAR UM CANTO EXTINTO NA NATUREZA

O canto mais difundido por todo o Brasil é o chamado Praia Grande. Esse canto é originário das praias paulistas e, atualmente, está extinto na natureza, ou seja, os pássaros selvagens não mais o emitem. Por isso, a preocupação dos criadores de todo Brasil é que seja mantido, em cativeiro, esse tipo de canto. Para que um curió seja um cantor perfeito do canto Praia Grande, ele deve desenvolver as variações desse canto tais como o "quim quim", "virada de Samaritá" e "arremate", ou término de canto em "purru". Dentro do canto Praia Grande existem seis modalidade diferentes. O canto clássico, com e sem repetição, é um canto suave e lento. Se o curió repete o canto até 5 vezes ele não é considerado um repetidor. Acima de 5 vezes ele se classifica como repetidor. O canto perfeito, é mais acelerado do que o clássico, porém com as mesmas notas. O canto Praia Simples, não apresenta a chamada "virada de samaritá", nome dado pelos criadores a uma variação do canto. O canto Pardo é o canto executado pelos filhotes e o canto Peito de Aço, consiste em várias repetições do mesmo canto.
É um pouco difícil transmitir com palavras como seria cada tipo de canto. O melhor a fazer é observar de perto um curió cantando. Você verá a suavidade e a diversificação das belíssimas notas musicais emitidas por esse maravilhoso cantor brasileiro.

Agradecemos a colaboração de Aristides Teodoro Mendes, presidente da Sociedade Esportiva Recreativa dos Criadores de Avinhados.
Edição de texto: Marcos Pennacchi
Arquivo: Forix-Editora

 

 

 

 

 

 

 

 
 
em@il: PETBRAZIL