Cães
Gatos
Aves
Outros

 

Google
 

Cães fora de série - PASTOR BELGA GROENENDAEL

435 REGISTROS EM CINCO ANOS

Ainda pouco conhecido no Brasil, o peludo e sempre preto Pastor Belga Groenendael desperta curiosidade. Apesar das semelhanças com o Pastor Alemão de cor preta, há diferenças entre as duas raças que podem ser facilmente percebidas. A começar pelo fato de o Groenendael ser bem mais peludo. Sua pelagem longa, que forma coleira, juba e franjas, difere da do Pastor Alemão, cujos pêlos são bem mais curtos e ásperos, além de rentes ao corpo.
Outra diferença está no focinho, mais fino no Groenendael, e no corpo, de proporções mais quadradas. Uma peculiaridade e tanto do Groenendael é o físico bem mais esbelto, escondido por baixo da pelagem. Embora as duas raças tenham altura parecida, o Groenendael é bem menos pesado que o Pastor Alemão.
Desde a origem, o Pastor Belga Groenendael foi usado por pastores por ser hábil na condução do rebanho e estar sempre pronto para dar alarme e defendê-lo dos predadores (veja foto). Tornou-se também requisitado como guardião de propriedades por seu forte instinto de proteção e defesa. O bom faro e a capacidade para aprender comandos e trabalhar por horas seguidas o habilitam ao uso em rastreamento na caça (veja fotos ao lado, da Finlândia - www.thetroutbum.com) e em tarefas como busca de pessoas perdidas, resgate em escombros e localização de drogas. Sua afinidade com o parceiro humano e a agilidade o qualificam ainda para a prática de esportes em dupla. É também um companheiro apegado.

Um exemplo das aptidões do Groenendael pode ser visto na França, país com o maior plantel da raça (718 registros na Société Centrale Canine, em 2003). Várias habilidades são avaliadas pelo clube oficial do país, que se dedica aos Pastores Belgas (há quatro variedades – veja Ficha da raça). "Promovemos provas de obediência, de adestramento, como ring, mondioring e busca de objetos, competições de agility, provas de pastoreio e de faro para achar trufas sob o solo”, comenta Alain Parveix, tesoureiro do Club Français du Chien de Berger Belge (http://cfcbb.free.fr), que tem cerca de 2.200 sócios.
Outro exemplo acontece na segunda maior criação mundial de Pastor Belga Groenendael, a dos Estados Unidos (346 registros no American Kennel Club, em 2004).

“Incentivamos nossos associados a participar com seus Groenendaels de provas de obediência, agility, faro e pastoreio”, diz Claire Trethewey, secretária do Belgian Sheepdog Club of America (www.bsca.info), clube exclusivo para admiradores da raça, com 460 sócios.
No Brasil, em 2004, foram registrados 91 Pastores Belgas Groenendaels na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), por criadores de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Esse número colocou a raça em 69º lugar entre as 145 que obtiveram registro naquele ano.
Os Pastores Belgas são rústicos e saudáveis. No ranking da porcentagem de exemplares com displasia coxofemoral da norte-americana Orthopedic Foundation for Animals, aparecem na 128ª posição entre 137 raças. Estão, portanto, entre as raças menos atingidas pelo mal, com 2,8% de afetados. A única ocorrência relatada tem a ver com temperamento.“Durante os meus 20 anos de criação vi alguns exemplares com excesso de medo ou de timidez”, comenta Shalom Somoggi.

A pelagem longa do Groenendael precisa de algum cuidado para permanecer bonita. “Basta escová-la duas vezes por semana”, diz Valeska Ilienko. “Até os 12 meses de idade, porém, o ideal é que as escovações sejam diárias, para habituar o cão.” Banhos não são necessários com grande freqüência. Quando forem dados, convém enxugar o pêlo com toalha e, em seguida, usar o secador na temperatura morna. “Não se deve secar o Groenendael ao sol, para evitar o avermelhamento dos pêlos”, dá a dica Osni.
As orelhas começam a se levantar quando o Groenendael atinge cerca de 45 dias de idade e se firmam até os seis meses. Convém resguardá-las de situações que possam romper a cartilagem, a qual não se reconstitui, o que deixa caída a orelha afetada.


em@il: PETBRAZIL

Copyright © 1996-2009 PetBrazil. Todos direitos reservados. All rights reserved.
Cães & Cia seu site de estimação