Cães
Gatos
Aves
Outros

 

Google
 

O MAINE COON IDEAL

Raça já consagrada, o Maine Coon é aceito em todas as principais entidades gatófilas representadas no Brasil: Cat Fanciers' Association (CFA), The International Cat Association(Tica), Fédération Internationale Féline (Fife) e United Feline Organization (Ufo). Embora os padrões das entidades sejam similares, apresentam algumas distinções.
Abaixo descrevemos o exemplar ideal de acordo com a CFA, maior órgão mundial do segmento, mas também apontamos as principais diferenças exigidas pelas outras entidades.

Orelhas grandes, altas, largas na base, inseridas no alto da cabeça com uma inclinação externa muito suave. As pontas de Lince (tufo de pêlos) estendem-se verticalmente no topo de cada orelha.

Olhos grandes, levemente ovalados, aparentando ser redondos quando bem abertos, inseridos separadamente, com cor em qualquer tom de dourado ou de verde. Olhos azuis ou um de cada cor são aceitáveis nos exemplares de pelagem branca ou bicolor. O padrão Tica os aceita apenas nos gatos brancos. O da Fife admite qualquer cor.

Cabeça média na largura, de média para longa no comprimento e com suave curva até a testa. Deve-se tolerar alargamento na cabeça dos machos assim como nos exemplares de linhagens antigas. O padrão da Tica afirma ainda que seu formato é em cunha modificada.

Focinho quadrado.

Pelagem irregular, de caimento macio, mais curta nos ombros, gradualmente mais comprida nas costas e nas laterais do corpo, farta na parte de trás das pernas e com juba frontal longa.

Formato do corpo retangular.

Pernas retas, com boa estrutura óssea e muscular.

Pescoço moderadamente longo e musculoso.

Cauda larga na base, afilando na ponta, com pelagem abundante, solta e, pelo menos, tão comprida quanto à do corpo.

Patas largas, com tufos de pêlo, apresentando cinco dedos nas anteriores e quatro nas posteriores.

Cores branco, preto, azul, vermelho, creme, preto com branco, brown tabby (na foto), azul-creme, azul-creme com branco, cálico, cálico diluído, chinchila-silver, silver, cameo, smoke e outras.
A Tica e a Fife aceitam todas as cores. A Ufo não admite a marcação ponteada.

Peso não especificado pelos padrões da CFA, Tica e Fife. Já o da Ufo diz que a maioria dos machos varia de 4,5 a 6,75 kg e as fêmeas vão de 3,1 a 4,5 kg. Na prática, contudo, os exemplares ultrapassam consideravelmente esses limites máximos.

PARA SABER MAIS

Clubes: Estados Unidos – Maine Coon Breeders & Fanciers Association. Site: www.mcbfa.org . Grã-Bretanha – Maine Coon Cat Club. Site: www.maine-coon-cat-club.com/

Livros: 1) That Yankee Cat: The Maine Coon Cat, de Marilis Hornidge, da Tilbury House Publishers.
2) Guide to Owning a Maine Coon Cat, de Abigail Greende, da T.F.H. Publications. Ambos à venda pela www.amazon.com .

Agradecemos aos entrevistados. Reportagem: Rachel Rothier (Coordenação: Flávia Soares). Texto e Roteiro: Flávia Soares

Matéria do Maine Coon: Completa – Leandro Alves e Zyllah Ayala. Parcial – Lynne Sherer e Rebecca Carrion.

Fotos: Gatil Miguel Arcanjo

 

 


em@il: PETBRAZIL

Copyright © PetBrazil. Todos direitos reservados. All rights reserved.