BETTA

Nesta edição vamos mergulhar no mundo dos peixes e falar sobre o Betta (betta splendens) ou peixe-de-briga, um dos peixes mais populares entre os aquaristas, são os machos dos Bettas os responsáveis pelo seu apelido de peixe- de- briga. Isto provem do seu instinto combativo entre os machos da espécie, um macho não “suporta” e não permite que um outro penetre em seu território e eriçando os opérculos e as nadadeiras agride o intruso com fortes mordidas, travando um duro combate ate que um deles morra.
Houve uma época em que uma tribo guerreira dos “Ikan Bettah” dominava as regiões do antigo Sião. Essa tribo já não existe mais, mas ainda encontramos em nossos aquários um pequeno peixe que herdou não só  seu nome como também  seu espírito combativo.
Na Tailândia e China países de origem da espécie ele é ate hoje usado em apostas de brigas de peixes. É por esta razão que quando vamos a uma loja de aquários encontramos os Bettas em aquários separados ou em mini aquários chamados beteiras, as fêmeas diferentes dos machos são dóceis e não possuem esse instinto violento e podem ser mantidas juntas em qualquer tipo de aquário. A temperatura ideal de seu aquário é em torno dos 27°c, no inverno é indicado o uso do aquecedor para manter esta temperatura, o ph é neutro a ligeiramente alcalino (7,0 a 7,2), seu tamanho quando adulto é de aproximadamente 10 cm, sua reprodução é ovíparo e o macho faz um ninho de bolhas com água e saliva e é ele quem cuida dos filhotes. É muito fácil e tranquilo fazer um casal de Betta reproduzir, no entanto o maior problema será transformar as pequeninas larvas (filhotinhos) em adultos e bonitos Bettas, sua alimentação é basicamente ração ou qualquer outro tipo de alimento vivo, só é preciso que haja cuidado com a quantidade para não poluir a beteira ou o aquário, é preciso certificar-se que o alimento dado seja consumido no Maximo em 05 minutos, caso contrário o alimento não consumido se deteriorara, fermentara a água e desequilibrara a biologia do aquário. O tamanho de seu aquário é de pequeno a médio, já que seu habitat natural são águas estagnadas, pobre em oxigênio como alagados, campos de cultivo de arroz ou poças. O Betta possui uma respiração branquial igual a qualquer peixe e também uma respiração auxiliar através de um órgão chamado labirinto, o Betta necessita de tempos em tempos subir a superfície e “abocanhar um gole de ar” para respirar, devido a este comportamento natural é que o Betta pode viver em águas paradas e com o mais baixo teor de oxigênio.

 

  Por ser um peixe não muito exigente quanto aos parâmetros de água, qualquer pessoa sem nenhuma experiência anterior com aquários consegue manter um Betta em sua beteira em condições satisfatórias. Um requisito básico é a precaução quanto ao uso direto de água da torneira clorada na troca de água da beteria, ao fazer a limpeza semanal retirar toda a água da beteira, guarde a metade desta água, limpe a beteira apenas com água nunca use sabão. Após a limpeza recoloque a água guardada e complete com água nova, sem cloro. No caso da água clorada, pode-se usar um anti cloro ou ate mesmo deixa-la descansando num recipiente aberto durante uns 3 dias para que o cloro evapore e nunca coloque água gelada.

Coloque uma vez ao dia por mais ou menos uma hora, um espelho junto à beteira, o reflexo do Betta provocara o seu instinto brigador fazendo com que ele abra as nadadeiras, exercitando-se e deixando com uma cor mais forte, caso tenha dois  Bettas machos aproxime as beteiras,

não sendo necessário o uso do espelho. Não ultrapasse o tempo Maximo de uma hora, pois isso provocara um estresse desnecessário.
Espero que tenham gostado da matéria, e em breve outra curiosidade animal.
Texto e reportagem: Elcio Furlan – Biólogo
Email para contato:  biologoelcio@gmail.com

Élcio Furlan, é biólogo formado pela UnG. Profissional especializado em pássaros e roedores possui curso de manuseio de animais silvestres em cativeiro pelo Zoológico de Guarulhos, alimentação básica para pássaros e primatas pela Mega Zoo, manutenção e cuidados de aquário pelo Aquário Itaquera. Trabalha no Pet Shop Breeds, já tendo trabalhado na empresa Animais Atores com adestramento de animais para gravação de comerciais.

 
 
em@il: PETBRAZIL