O escorpião é um animal invertebrado artópode que pertence a ordem Scorpiones enquadrado na classe dos aracnídeos. Medindo cerca de  10 a 12 cm, corpo alongado e quelíceras com 3 artículos, são animais geralmente discretos e de abtos noturnos, suas cores variam de amarelo palha ao negro total, passando por tons intermediários como: amarelo-avermelhado, vermelho amoarronzado. Os escorpiões existem em todos os contimentes, exceto na antártida. Há registros científicos da existência dos escorpiões há mais de 400 milhões de anos, segundo os pesquisadores foram eles os primeiros artopodes a conquistar o ambiente terrestre.
Já estão catalogados cerca de 1600 espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo, existem cerca de 140 espécies no Brasil, apenas 25 delas causam graves acidentes ao homem.
Preferem ambientes com temperaturas de 0°C  a 56°C, suportam uma amplitude térmica diária na ordem dos 40°C, perfeitamente adaptados ás condições climáticas do deserto, vivem de 4 a 25 anos dependendo da espécie, os escorpiões tem tempos de vida muito diferentes e o tempo de vida real da maioria das espécies não é conhecido.

São animais carnívoros, sua alimentação é baseda principalmente em insetos e aranhas, mas podem se alimentar de outros escorpiões , já que o canibalismo é uma prática comum entre os aracnideos, detectam sua presa por vibrações no ar, no solo e sinais químicos, todos detectados por sensiveis pêlos distribuidos principalmente nas suas pinças e patas, usam seu veneno normalmente para imobilizar as presas, mas também serve para pré digerir os orgãos internos e víceras da vítima, usam sua quelécderas (pequeno par de "presas") para dilacerar sua comida enquanto os sucos digestivos  do intestino são regurgitados para fazer uma digestão externa, que então é sugado sob a forma líquida, assim como as aranhas, eles não conseguem ingerir material sólido. Conseguem sobreviver com 10% da comida que necessitam, podendo passar ate um ano sem comer e consumir pouquíssima água durante a sua vida inteira, os escorpiões sao viviparos, ou seja, não põem ovos e podem gerar de 06 a 09 filhotes, o tempo de gestação varia de acordo com a temperatura, especie e alimentação da mae, podendo estar entre 02 meses e 02 anos. Os filhotes nascem completamente brancos e por meio de parto, através de uma fenda genital e ficam no dorso materno por cerca de 10 a 14 dias até que consigam obter seu próprio alimento, em algumas espécies sua reprodução é monóica, ou seja, nao precisam da presença de um macho, óvulos não fertilizados dão origem a embrios vivos.

O veneno do escorpião contêm uma série de substância cuja composição química não esta bem definida, porém contêm neurotoxinas, histaminas, enzimas entre outros. Sua cauda termina com um aguilhão e é através deste ferrão que o escorpião inucula sua peçonha, além de servir também para agarrar a presa e defender-se, nos humanos este venenoage sobre o sistema nervoso periférico causando dor, pontadas, aumentando a pulsação cardíaca e diminuindoa temperatura corporal. A toxidade do veneno depende de diversos fatores, como a espécie do esocrpião, a quantidade de peçonha injetada, o tamanho e o estado físico da vítima, por isso a preocupação maior com as crianças e os idosos. Já foram constatados casos de pessoas alérgicas ao veneno podendo levar a vítima a morte a pouco tempo.
Em caso de acidente, primeiro deve-se evitar o pânico, lavar o local com água e sabão, aplicar compressas de água fria (para causar vasoconstrição e diminuir a profusão do veneno), levar a vítima ao serviço de saúde mais próxima para que possa receber o tratamento em tempo. Se for possível é recomedável a captura do escorpião para que seje identificado mais rapidamente qual antidoto a ser aplicado.
Para manter os escorpiões longe conserve quintais, jardns, garagns e porôes livres de entulhos, folha seca ou lixo, fique atento aos terrenos vizinhos a sua casa, terrenos baldios são um convite para escorpiões e baratas. Um método antigo e eficaz é colocar galinhas no quintal, elas são inimigas naturais dos escorpiões e ajudam a controlá-los porque o comem.

Se achar um escorpião avise o centro de zoonose da sua cidade, para que possa ser feito a detetização de forma correta e por profissionais capacitados.

Texto: Biólogo Elcio Furlan
Fonte: Info Escola

 
em@il: PETBRAZIL
 
     
Copyright © PetBrazil. Todos direitos reservados. All rights reserved.