Estrutura

"Padrão Oficial "

Crânio
Massudo, convexo, longitudinal e transversalmente, em razão do relêvo muscular dos mastigadores e da nuca.

Focinho
De comprimento igual ao do crânio, assim, o stop está situado na metade da distância do occipital à ponta do focinho. Separamos crânio e focinho, mas é o conjunto de ambos que define, a tipicidade da cabeça de um Dogo pertencendo ao tipo mesocefálico, devendo delinear um perfil convexo/côncavo: o crânio convexo pelo relevo da inserção dos músculos mastigadores , clássico do crânio de cão de presa do tipo mastigador e o focinho, ligeiramente côncavo e arrebitado, próprio do cão de excelente olfato, o que, em resumo significa, que o Dogo Argentino tem crânio de mastigador e focinho de farejador, uma integração funcional, reunindo faro alto e potente mordedura. Arcos zigomáticos bem afastados do crânio, formando uma fossa temporal ampla, para a cômoda inserção do musculo temporal, um dos principais mastigadores.

Maxilares
Bem articulados, sem prognatismo, fortes, com dentes grandes e bem inseridos.
Não importa o numero de molares. O mais importante é a homogeneidade das arcadas dentárias, a ausência de cáries e ausência de prognatismo superior ou inferior, e especialmente, os quatro caninos que são grandes, limpos e perfeitamente articulados, cruzando-se na mordida, ao fazer a presa.

Defeitos
Precisamos tratar do conflito a respeito do problema do prognatismo, é decidir quando há ou não prognatismo. Devemos observar em primeiro lugar que entre ambos prognatismo, inferior e superior, é menos ruim o inferior, porque essa é uma característica das raças que compõem o seu genótipo: Bulldogue, Dogue de Bordeaux, Boxer. Já a superior denota provas de degeneração.
É difícil o trabalho do Juiz na hora de considerar se há ou não prognatismo. Decidir quanto milímetros deve avançar na linha dos incisivos sobre a outra, para se estimar se existe um defeito de conformação óssea nào é uma decisão das mais fáceis.Dessa forma o que usamos para definir a respeito desse ponto é que: para caracterizar prognatismo é necessário que ambas as fileiras de incisivos não se toquem.

Olhos
Escuros ou cor de avelã. Pálpebras com bordas pretas ou claras, inseridos bem separados, de expressão esperta e inteligente, mas, ao mesmo tempo, com a marcante dureza típica da raça.

Nariz
Fortemente pigmentado de negro, com ligeiro stop na ponta. Narinas bem amplas.
Nariz com lábio leporino é motivo de desclassificação.

Orelhas
De inserção alta, portadas eretas ou semi-eretas, de forma triangular, devem apresentar-se sempre cortadas.O juiz não deve julgar um Dogo Argentino com orelhas inteiras, devendo retira-lo da pista. Na fêmea, pode-se aceitar um corte de orelha um pouco mais longo, como no Dogue Alemão. No macho é preferível um corte um pouco mais curto. O Dogo é um cão de presa: durante a luta as orelhas longas permitem uma presa fácil e muito dolorosa. Não deve ser mutilado. Entenda-se por mutilado corte zero, o que significa o arquétipo de cão de rinha o que não é tolerado na raça. Infelizmente hoje ainda é comum depararmos com alguns exemplares em exposição.

Labios
Bem ajustados, secos, de bordas livres, pigmentados de preto. Exige-se o lábio curto, para que, quando o cão estiver fazendo presa, possa respirar, também, pela comissura labial. Se os lábios fossem pendentes, apesar o maxilar ser bastante longo, fariam o papel de válvula, impedindo a inspiração suplementar pelas comissuras labiais, fechando a comissura e obrigando-o a soltar a presa, por insuficiência respiratória, como acontece com as raças de lábio pendentes.

Occipital
Completamente oculto pelos potentes músculos da nuca, não pode ser marcado, sendo a inserção de cabeça e pescoço em forma de arco ( confunde-se com a curva da linha superior do crânio).

Pescoço
Grosso, arqueado, elegante, com a pele da garganta muito grossa, fomando rugas como no Mastim, Dogue de Bordeaux, Bulldogue e não, esticada, como no Bullterrier. A elasticidade do pêlo do pescoço se deve á grande flacidez do tecido desta região, possibilitando o deslizamento do pêlo sobre a aponeurose superficial, de tal maneira que os caninos ou garras inimigas não consigam atingir os músculos, apenas, o couro. Por exemplo: no caso da puma tentar segurá-lo pelo pescoço, a pele elástica esticar-se-ia muito, permitindo-lhe, também, fazer a presa.


Peito
Amplo, profundo, dando a sensação de possuir pulmões grandes. Visto de frente, o esterno deve atingir um nível abaixo dos cotovelos.

Cernelha
Alta, muito forte, de grandes relêvos musculares.

Tórax
Amplo, visto de perfil, a linha inferior atinge o nível dos cotovelos.

Mãos
Retas, bem aprumadas, com dedos curtos e bem unidos.

Calda
Larga e grossa, naturalmente caída em repouso. Durante a luta se matem levantada, mas nunca enroscada, em contínuo movimento lateral como se estivesse fazendo festa para o seu dono.
A cauda constitui uma grande ajuda, tanto na mudança de direção durante as perseguições, em que atua como um timão em ação compensadora, como na luta onde a usa como ponto de apoio, colaborando com os quartos traseiros.

Altura
De 60cm à 65cm. (existem uma tolerância de até 68 cm no macho desde que sejam porém mantido a devida proporcionalidade e simetria na sua conformação). É importante pormos um limite na altura máxima, pois por se tratar de uma raça nova, devemos lutar pela uniformização. Deve ser desclassificado todo macho adulto com menos de 60cm.

Cor
Completamente branco. Exemplares com uma mancha na cabeça são aceitos. Porém em exemplares similares deve-se dar preferência pelo todo branco. Toda mancha no corpo ( pêlo) é motivo de desclassificação. Exemplares com a pele excessivamente pigmentado devem ser considerados exemplares não aptos para a reprodução.
Os lunares, pequenas colorações que aparecem através do pêlo são normais. No entanto num total de 100 pontos no manto deve-se descontar de 2 a 3 pontos dependendo do grau dos lunares. Os brancos totais estão muito relacionados com a surdez. Como acontece com as outras raças brancas e carentes de boa pigmentação.

lunares

Em síntese

Manchas Pequenas Hiper-pigmentação Altamente Pigmentado
NÃO É DESCLASSIFICADO

Mancha na cauda Mancha no Pêlo Mancha Considerável na cabeça
É DESCLASSIFICADO

Muitas manchas no manto Mancha na cabeça que ocupe mais da metade.
É DESCLASSIFICADO

Motivos de desclassificação em Geral
Olhos sarcos, surdez, manchas indefinidas no pêlo, pêlo longo, nariz branco ou que tenha mais de dois terços dele branco, prognatismo em qualquer de suas formas, lábios muito pêndulos, cabeça agalgada, orelhas caídas, sem cortar ou totalmente mutilado, altura abaixo do especificado, mais de uma mancha grande na cara e toda desproporção física.